Sobre seu coração.Você sabia que??


Se você está tentando a sorte no jogo, aqui está uma aposta segura - você vai morrer de doença do coração. Ela é a causa número 1 de mortes nos EUA: quase 3 entre 10 mortes todos os anos, mais do que qualquer outra causa única [fonte: CDC].
"Doença do coração" é um termo que abrange vários distúrbios cardíacos. Um desses distúrbios é a doença da artéria coronariana, acúmulo excessivo de placas nas artérias que distribuem sangue oxigenado aos tecidos do seu coração. Quando essas artérias ficam muito estreitas ou entupidas, seu coração não consegue o combustível de que precisa para fazer seu trabalho. Esse estado pode levar à angina, uma sensação de aperto no peito que resulta em ataque cardíaco.
Insuficiência cardíaca é também uma forma de doença do coração. O nome insuficiência cardíaca sugere que seu coração para de bater de repente, mas não é o caso - trata-se da capacidade reduzida por um batimento danificado. A insuficiência cardíaca geralmente o faz sentir-se exausto ou sem ar, porque seu coração está tendo problemas para distribuir sangue suficiente - e o oxigênio naquele sangue - para todas as partes do seu corpo.
Arritmia (ritmo anormal do coração) é também considerada uma forma de doença cardíaca. Um coração doente pode começar a bater muito rápido (taquicardia) e, em casos extremos, pode evitar que o sangue se mova corretamente para as câmaras do coração.
Uma das maneiras de os médicos predizerem a sua predisposição a esses distúrbios é através de uma pequena equação chamada fórmula Framingham, que pega um monte de fatores de risco e calcula as chances de você desenvolver uma doença coronariana do coração. O problema é que essa fórmula é muito complexa. Por isso, para facilitar a sua vida, nós vamos mostrar neste artigo quais são os cinco maiores fatores de risco.
Primeiro, vamos falar de um fator que, provavelmente, todos nós culpamos quando olhamos para nosso nariz enorme ou para as nossas grossas sobrancelhas: a genética.

Quando se trata da batalha dos sexos, a vitória favorece as mulheres - por simples desgaste. Os homens têm, em média, 66 anos quando do primeiro ataque cardíaco, e quase 50% dos homens que têm um ataque cardíaco aos 65 anos morrerá quando tiver 73 [fonte: CDC]. Mais homens morrem nos EUA de doenças cardíacas do que de qualquer outra causa individual, e elas foram responsáveis por 28% de todas as mortes de americanos em 2003 .


Por Tom Scheve - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário