Como contar as semanas da gravidez?O seu médico irá sempre referir-se à idade da sua gravidez em semanas e não em meses. Saiba porquê e como contar as semanas da sua gravidez.
O seu médico irá sempre referir-se à idade da sua gravidez em semanas e não em meses.
Apesar de existirem variações do ciclo menstrual de mulher para mulher tornou-se necessário criar uma regra universal para datação da gravidez.
O acordo internacional considera ciclos menstruais de 28 dias para efeitos de cálculo do tempo de gravidez.
Como contar as semanas da gravidez?
A gravidez dura 266 dias desde o momento da conceção ou 280 dias desde o primeiro dia da última menstruação.
Como é muito difícil saber quando o óvulo é fertilizado, o início da gravidez começa a conta-se a partir do primeiro dia da última menstruação apesar de, durante as duas primeiras semanas do ciclo menstrual, a mulher não estar realmente grávida. A ovulação ocorre por volta do meio do ciclo menstrual (14 dias a contar do primeiro dia do período) e a conceção só ocorre após a ovulação. É por este motivo que o embrião é cerca de duas semanas mais jovem relativamente ao número de semanas contadas a partir do primeiro dia da menstruação.
Como os ciclos menstruais variam de mulher para mulher, o termo da gravidez também pode oscilar entre as 37 e as 42 semanas. Ao longo da gravidez, e de acordo com a evolução da gestação e do desenvolvimento do bebé, o médico poderá estimar com maior rigor a data provável para o parto (DPP).
Como calcular a idade do feto?
Para calcular a idade do seu bebé semana a semana, comece a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação. A cada sete dias após essa data, o seu bebé terá mais uma semana de idade.
O cálculo da idade do bebé e o trabalho de parto
A gravidez pode durar até 41 semanas e 6 dias. Se o bebé nascer antes das 27 semanas é considerado um muito grande prematuro, se nascer antes das 28-32 semanas um grande prematuro ou um prematuro tardio se nascer entre as 34-37 semanas. Por norma, a data prevista para o parto é aquela onde se completa as 40 semanas da gestação sendo que o nascimento pode ocorrer duas semanas antes ou até duas semanas depois da data prevista.
Devido ao risco de aspiração de mecónio pelo bebé (primeira matéria fecal produzida pelo bebé que, se entrar nos pulmões durante o parto, pode atacar o delicado tecido pulmonar do bebé), o nível de líquido amniótico e o gradual envelhecimento da placenta, pode não ser aconselhado deixar a gravidez chegar às 42 semanas.
No final da gravidez, o intervalo entre as consultas pré-natais é menor para acompanhar o nível de bem estar fetal e a saúde da mãe podendo o médico optar por marcar uma data por volta das 41 semanas para induzir o parto de forma segura, caso não haja sinais de início do trabalho de parto entretanto.
Por; www.Mãe- me -quer
O conteúdo deste site tem um caráter exclusivamente informativo e de entretenimento, não constituindo um parecer médico, de saúde, segurança, assessoria jurídica ou financeira. A informação fornecida pode, apesar de todos os esforços desenvolvidos, não estar atualizada. Se precisar de aconselhamento específico, deverá recorrer a um profissional devidamente qualificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário