Quibe de forno sem trigo! FORA GLÚTEN!!!
Essa receita é ótima pois além de não perder em nada quanto ao sabor, é campeã no quesito saúde comparada à original.
A receita tradicional que leva trigo, contém glúten, uma proteína que inflama nosso organismo e atrapalha absorção de uma série de nutrientes. Nessa versão saudável,o trigo dá lugar à quinoa, um “cereal” repleto de cálcio, magnésio, vitaminas, fibras e proteína. Para se ter uma idéia, é tão rica nutricionalmente falando, que é comparada ao leite materno…
O que você precisa para preparar essa receita:
-1 e 1/2 xícara de quinoa em grãos
-500g de carne moída com pouca gordura (pode ser patinho)
-Molho inglês
-Pimenta do reino
-Cheiro verde picado à gosto
-Hortelã fresca picada a gosto
-3 (ou mais) dentes de alho
- azeite
-Sal
-3 cenouras
Preparo:
1) Coloque uma panela com água para ferver. Quando estiver em ebulição, coloque a quinoa em grãos, tampe a panela e aguarde 10min (o tempo de cozimento). Escorra a água e reserve.
2) Numa tigela, tempere a carne moída com alho, pimenta do reino, sal, molho inglês e as ervas picadas.
3) Incorpore a quinoa à carne e misture bem, formando uma massa.
4) Unte um tabuleiro com azeite e espalhe metade da “massa”. Rale as cenouras por cima (recheio) e coloque a outra camada da massa, retificando a superfície.
5) Espalhe um pouquinho de azeite por cima e leve ao forno médio por 45min.
Só falta servir! Bon apetit!
|
Tudo que escrevo e coloco meu nome ,são realmente coisas de Maiza Soares, ou seja.O que não for de minha autoria eu respeito o escritor.As imagens podem não ser grandes fotos,mas são minhas,que eu tirei. Por isso , se gostar do que escrevo fiquem a vontade,mas respeitem meu Nome.Se não considerarei plágio. Obrigada. Maiza Soares
QUIBE DE FORNO SEM GLÚTEN
QUINOA
- QuinoaAlimento
- Informações nutricionaisQuinoa, cruaQuantidade por 100 gramas
Calorias 368 Lípido 6 g Gordura saturada 0,7 g Gordura poliinsaturada 3,3 g Gordura monoinsaturada 1,6 g Colesterol 0 mg Sódio 5 mg Potássio 563 mg Carboidrato 64 g Fibra dietética 7 g Proteína 14 g Vitamina A 14 IU Cálcio 47 mg Ferro 4,6 mg Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,5 mg Vitamina B12 0 µg Magnésio 197 mg
Comentários
As fontes incluem: USDAKibe sem glúten(FORNO)
Kibe sem glúten
INGREDIENTES;
- 2 e 1/2 xícaras de carne moída
- 2 e 1/2 xícaras de arroz integral cozido e escorrido
- 1/2 cebola
- Salsão à gosto (só tinha ele, mas pode ser salsinha, ou hortelã, que é o mais tradicional)
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Passe todos os ingredientes no processador
- Distribua em um refratário levemente untado com um fio de azeite nivelando bem
- Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos aproximadamente (ou até dourar)
NHOQUE DE FORNO SEM GLÚTEN
NHOQUE DE FORNO;
INGREDIENTES;
1KG DE BATATA COZIDA E AMASSADA E COM SAL
2 OVOS
2 COLHERES DE MAIZENA
2 COLHERES DE MARGARINA
1 PIRES DE QUEIJO RALADO
1 XÍCARA DE LEITE FERVIDO
1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ
3 COLHERES DE CREME DE ARROZ(EU SUBSTITUI O CREME POR FÉCULA DE BATATA)
MUZZARELA E PRESUNTO Á VONTADE
MODO DE PREPARO;
MISTURE TUDO E DISTRIBUA UMA PARTE NO REFRATÁRIO,
COLOQUE MUZZARELA E PRESUNTO,COLOQUE O RESTANTE E COLOQUE MOLHO. E CUBRA COM MUZZARELA ,PRESUNTO E SALPIQUE O QUEIJO RALADO.
MOLHO;
REFOGUE A CARNE MOIDA NO ALHO,COLOQUE LEITE,QUEIJO RALADO E MASSA DE TOMATE BEM POUCO.(MOLHO ROSÊ)
LEVE AO FORNO ATÉ BORBULHAR.
SIRVA QUENTE E ACOMPANHADO COM ARROZ
BUENA APPETIT
INGREDIENTES;
1KG DE BATATA COZIDA E AMASSADA E COM SAL
2 OVOS
2 COLHERES DE MAIZENA
2 COLHERES DE MARGARINA
1 PIRES DE QUEIJO RALADO
1 XÍCARA DE LEITE FERVIDO
1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ
3 COLHERES DE CREME DE ARROZ(EU SUBSTITUI O CREME POR FÉCULA DE BATATA)
MUZZARELA E PRESUNTO Á VONTADE
MODO DE PREPARO;
MISTURE TUDO E DISTRIBUA UMA PARTE NO REFRATÁRIO,
COLOQUE MUZZARELA E PRESUNTO,COLOQUE O RESTANTE E COLOQUE MOLHO. E CUBRA COM MUZZARELA ,PRESUNTO E SALPIQUE O QUEIJO RALADO.
MOLHO;
REFOGUE A CARNE MOIDA NO ALHO,COLOQUE LEITE,QUEIJO RALADO E MASSA DE TOMATE BEM POUCO.(MOLHO ROSÊ)
LEVE AO FORNO ATÉ BORBULHAR.
SIRVA QUENTE E ACOMPANHADO COM ARROZ
BUENA APPETIT
Vinho reduz risco de doença renal
BOA TARDE
No Brasil temos a Lei Federal nº10.674/2003, que o obriga a todos os fabricantes de alimentos e bebidas industrializados que avisem no rótulo se o produto "Contém glúten" ou "Não contém glúten", conforme o caso.
LEIA SEMPRE O RÓTULO E A LISTA DE INGREDIENTES, mesmo dos produtos conhecidos, pois os fabricantes podem mudar as informações.
QUEM GOSTA DE SABOREAR UM BOM VINHO,SAIBAM, VINHO NÃO CONTÉM GLÚTEN
Consumo moderado e regular de vinho pode beneficiar os rins, afirmam cientistas
Mais uma ótima notícia para quem gosta de apreciar um bom vinho. Uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado avaliou o consumo moderado de vinho e as probabilidades de se desenvolver doença renal crônica (DRC). Os bons resultados deste primeiro estudo incentivam cientistas e estudar mais sobre o assunto.
O autor da pesquisa, Dr. Tapan Mehta, avaliou um grupo de 5.852 participantes durante um mês. Os avaliados foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo consumiu menos de uma taça de vinho diariamente e o segundo grupo ficou o mês inteiro sem ingerir qualquer vinho. Como resultado do estudo, o grupo que ingeriu a bebida regularmente apresentou menos risco de manifestar doença renal crônica comparado ao grupo que não consumiu.
O Dr. Mehta afirma que os fatores de risco da doença renal são os mesmos das doenças cardiovasculares: “Estudos anteriores demonstraram que o consumo de vinho tem uma associação com o menor risco de contração de doença cardiovascular na população em geral”. Portanto, este estudo conclui que o consumo moderado e regular de vinho, menos de uma taça por dia, reduz os riscos de se contrair DRC, assim como já haviam sido comprovado que reduz o risco de se contrair doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores não foram capazes de diferenciar o tipo de vinho foi consumido, mas Mehta observou que pesquisas têm mostrado que mais pessoas bebem vinho tinto do que branco.
O Dr. Beth Piraino, presidente do National Kidney Foundation (Fundação Nacional do Rim), declarou que os resultados deste estudo irão promover um aumento nas pesquisas relacionadas a doenças renais e o consumo de álcool.
Muito em breve deveremos ter mais novidades sobre o assunto. Vamos esperar ansiosos.
Fonte de pesquisa: Fox News - Revista Adega
INTESTINO PRESO
AO MUDAR SEUS HÁBITOS ALIMENTARES, VOCÊ TEM QUE PRESTAR MUITA ATENÇÃO AS MUDANÇAS DE SEU ORGANISMO.POIS SUBSTITUI O TRIGO PELO AMIDO DE MLHO.(AMIDO DE MILHO PRENDE INTESTINO)
EU EM PARTICULAR TIVE BENEFÍCIOS TIRANDO O GLÚTEN,MAS TAMBÉM ESTOU TENDO ALGUM DESCONFORTO,COMO INTESTINO PRESO. PERCEBENDO ISSO. RESOLVI ALERTAR A TODOS. NÃO VOU ADERIR O GLÚTEN NOVAMENTE POR CONTA DISSO E SIM ADAPTAR MELHORES RECURSOS A ESSA DIETA,COMENDO FRUTAS. VEJA A SEGUIR O QUE PRENDE E O QUE TE AJUDA
Vale lembrar que existem alimentos que prendem o intestino e estes devem ser consumidos moderadamente, especialmente por pessoas que já tenham tendência a ficarem constipadas. São eles:
- Arroz, mandioca, bolacha água e sal, cará, cenoura cozida, cajú, biscoito, gelatina, pão branco, maçã, banana prata, banana maçã, amido de milho (maisena), batata salsa (batata baroa, mandioquinha), limão, goiaba e batata.
Para ajudar seu intestino a funcionar bem, você pode consumir alimentos que soltam o intestino. Confira alguns deles:
- Mamão, abóbora, almeirão, pão de centeio, repolho, jaca, laranja, abacate, banana nanica, tomate, uva, aveia, melão, amendoim, arroz integral, pão integral, macarrão integral, pepino, figo, couve, espinafre, ervilha, ameixa, vegetais folhosos, melancia, lentilha, pimentão, alface, agrião, iogurte natural, jiló, manga, vagem, milho e abacaxi.
Além disso, ainda existem alimentos que provocam gases, trazendo muitos incômodos e constrangimento. Veja quais são eles:
- Agrião, acelga, cebola, alho, brócolis, couve, jabuticaba, melão, melancia, condimentos, ervilha, feijão, milho, pimentão, pimenta do reino, repolho, rabanete, batata doce, leite, queijos temperados, refrigerantes, chocolate, abacate, nozes, ovos, peixe, mostarda, nabo e beterraba.
Para manter seu intestino funcionando regularmente, é importante que você beba bastante água. A atividade física também ajuda muito, especialmente abdominais.
SEJA PRUDENTE
SEJA PRUDENTE.
Educação de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Educação de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Dieta de Amido de Milho
Amido de milho, um agente espessante, é usado no lugar de farinha nos alimentos tão diversos como panquecas, sopas e biscoitos. Benefícios de amido de milho dietas de emagrecimento porque a quantidade necessária é a metade da farinha de amido de milho, simplesmente porque não contém glúten, e é o glúten, estados Copa Perfeito, que impede a ação de farinha de espessamento. Para qualquer pessoa com alergias ao glúten ou doença celíaca, o amido de milho é ideal para receitas.
Ciência Amido de Milho
Amido de milho é criado por moagem do endosperma do grão de milho amarelo. Estruturalmente, o amido de milho é um polímero constituído por longas cadeias de átomos que apresentam interessantes propriedades físicas relacionadas com a sua utilização como um espessante. Little Shop descreve as cadeias de átomos como permitir uma rasteira ação, exsudação de um líquido de amido de milho sendo lentamente derramado, mas a derramar o seu rápido, mais firme a mistura se torna. Se você empurrar para o líquido, que realmente endurece. Natureza sensível amido de milho, às vezes faz o cozimento com ele uma experiência incomum, diz Copa perfeito, desde a sua relação com a água é tão desconcertante.
Benefícios de milho Amido de Doença
Se você tem a doença celíaca ou alergia ao glúten pode beneficiar de dietas de amido de milho. O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Renais e Digestivas descreve a doença celíaca, uma permanente, distúrbio digestivo auto-imune, como o glúten está criando um ambiente tóxico no intestino delgado, levando a danos no tecido intestinal e desnutrição. Alergias trigo são considerados mais temporária, e intolerância ao glúten não é imune-relacionados. Em qualquer uma destas condições, o amido de milho ajuda a aliviar os sintomas.
PS;temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
Benefícios do Milho
Os benefícios do milho são especialmente ajudar a regular o intestino e a prevenir a prisão de ventre porque é um alimento que tem fibras.
Outros benefícios do milho para a saúde podem ser:
- Proteger as células;
- Reduzir os níveis de colesterol;
- Ajudar a controlar o açúcar no sangue;
- Ajudar a prevenir problemas cardíacos.
O milho pode ser utilizado de variadas formas ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Existe ainda o óleo de milho que tem gorduras boas para o coração como as gorduras polinsaturadas mas que não podem ser aquecidas porque com o aumento da temperatura a gordura deixa de fazer bem ao coração.
É necessário cuidado com o milho enlatado porque geralmente para se conservar por mais tempo é adicionado muito sal, se aconselha a cozer o milho e congelar para conservar por mais tempo e manter as suas propriedades.
PS;temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN
- Bolo de chocolate
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
Massa
3 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
2 tabletes de margarina culinária em temperatura ambiente (200 g)
1 xícara (chá) de amido de milho MAIZENA®
Meia xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de chocolate em pó
Meia xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
Cobertura
Meia xícara (chá) de açúcar
Meia xícara (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de margarina culinária
Para untar e polvilhar: margarina e açúcar
Modo de preparo
Unte e polvilhe com açúcar uma fôrma de furo central média (24 cm de diâmetro). Reserve.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
Massa
Na batedeira, junte as gemas, o açúcar, a margarina culinária e bata até obter um creme esbranquiçado.
À parte, peneire juntos o amido de milho MAIZENA®, o fubá e o chocolate em pó.
Acrescente à batedeira os ingredientes peneirados, alternando com o leite. Bata até que a massa fique homogênea.
Desligue a batedeira, junte o fermento e misture. Acrescente as claras em neve delicadamente.
Coloque a massa na fôrma reservada e espalhe com uma colher.
Leve ao forno por 35 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Espere amornar e desenforme.
Cobertura
Em uma panela média, junte o açúcar, o chocolate em pó, o leite e a margarina. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver e engrossar levemente (cerca de 5 minutos).
Despeje a cobertura sobre o bolo e sirva em seguida.
APRENDI QUE....
APRENDI QUE....EU ERA UMA PESSOA QUE NÃO SABIA DE NADA,
APRENDI QUE...O NADA QUE EU EU NÃO SABIA NÃO ERA NADA DIANTE DO QUE EU TINHA QUE APRENDER..
APRENDI QUE... CADA UM APRENDE O QUE TEM QUER SER APRENDIDO...
APRENDI QUE...VOCÊ É AQUILO QUE PRETENDE APRENDER OU SE DEIXA DE APRENDER...
APRENDI QUE ...SOMENTE VOCÊ PODE SABER QUEM E ONDE VOCÊ VAI CHEGAR
APRENDI QUE ...CADA UM FAZ SUA DISTANCIA,CADA UM FAZ SEU PONTO DE CHEGADA
APRENDI QUE...NÃO IMPORTA DE ONDE VOCÊ COMEÇOU E SIM ONDE VOCÊ QUER CHEGAR...
COISAS DE; Maiza soares
APRENDI QUE...O NADA QUE EU EU NÃO SABIA NÃO ERA NADA DIANTE DO QUE EU TINHA QUE APRENDER..
APRENDI QUE... CADA UM APRENDE O QUE TEM QUER SER APRENDIDO...
APRENDI QUE...VOCÊ É AQUILO QUE PRETENDE APRENDER OU SE DEIXA DE APRENDER...
APRENDI QUE ...SOMENTE VOCÊ PODE SABER QUEM E ONDE VOCÊ VAI CHEGAR
APRENDI QUE ...CADA UM FAZ SUA DISTANCIA,CADA UM FAZ SEU PONTO DE CHEGADA
APRENDI QUE...NÃO IMPORTA DE ONDE VOCÊ COMEÇOU E SIM ONDE VOCÊ QUER CHEGAR...
COISAS DE; Maiza soares
PANQUECA SEM GLÚTEN COM RECHEIO DE FRANGO AO MOLHO BRANCO.
PANQUECA; MASSA
1 COPO(REQUEIJÃO) DE AMIDO DE MILHO
1 COPO(REQUEIJÃO) DE LEITE DESNATADO(OU NORMAL)
1 OVO
SAL Á GOSTO
BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR(EU SÓ FAÇO EM UM POTE E MEXO BEM)
EM UMA FRIGIDEIRA FAÇA AS PANQUECAS E RESERVE.
RECHEIO E MOLHO;
PEITO DE FRANGO DESFIADO
AZEITE
2 DENTES DE ALHO PICADINHO
1/2 CEBOLA PICADINHA
CEBOLINHA VERDE
LEITE DESNATADO
QUEIJO RALADO
PREPARO.
COLOQUE O AZEITE,O ALHO E A CEBOLA E O SAL
ACRESCENTE O PEITO DE FRANGO E REFOGUE.
RETIRE O FRANGO E RESERVE O CALDO
TIRE EXCESSO DO CALDO E ACRESCENTE O FRANGO JÁ DESFIADO.
ACRESCENTE O LEITE E O QUEIJO RALADO E A CEBOLINHA VERDE.
RECHEIE AS PANQUECAS E CUBRA COM O RESTANTE DO MOLHO.
SEM GLÚTEN,LEVÍSSIMA, E SAUDÁVEL
EU FIZ E APROVEI.
COMA SEM MEDO..
BUENA APETTIT...
BOA APETITE.
VOCÊ PODE USAR AS MASSAS PARA RECHEAR COM DOCES....
1 COPO(REQUEIJÃO) DE AMIDO DE MILHO
1 COPO(REQUEIJÃO) DE LEITE DESNATADO(OU NORMAL)
1 OVO
SAL Á GOSTO
BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR(EU SÓ FAÇO EM UM POTE E MEXO BEM)
EM UMA FRIGIDEIRA FAÇA AS PANQUECAS E RESERVE.
RECHEIO E MOLHO;
PEITO DE FRANGO DESFIADO
AZEITE
2 DENTES DE ALHO PICADINHO
1/2 CEBOLA PICADINHA
CEBOLINHA VERDE
LEITE DESNATADO
QUEIJO RALADO
PREPARO.
COLOQUE O AZEITE,O ALHO E A CEBOLA E O SAL
ACRESCENTE O PEITO DE FRANGO E REFOGUE.
RETIRE O FRANGO E RESERVE O CALDO
TIRE EXCESSO DO CALDO E ACRESCENTE O FRANGO JÁ DESFIADO.
ACRESCENTE O LEITE E O QUEIJO RALADO E A CEBOLINHA VERDE.
RECHEIE AS PANQUECAS E CUBRA COM O RESTANTE DO MOLHO.
SEM GLÚTEN,LEVÍSSIMA, E SAUDÁVEL
EU FIZ E APROVEI.
COMA SEM MEDO..
BUENA APETTIT...
BOA APETITE.
VOCÊ PODE USAR AS MASSAS PARA RECHEAR COM DOCES....
Alimentação da Criança
Atenção com a alimentação das crianças!!!
A obesidade infantil atinge no Brasil entre 7% e 15% das crianças, dependendo da região e da classe social. Nos Estados Unidos o número dobrou na última década e, cerca de 30% das crianças, apresentam algum grau de sobrepeso. Algumas dicas de alimentação para crianças são:
O melhor momento para formar bons hábitos alimentares é na infância.
A obesidade infantil
• | |
• |
Apresente apenas um alimento novo a cada refeição, junto com os outros que seu filho já está habituado. Assim fica mais fácil experimentar. E faça esta apresentação no início da refeição, quando a fome é maior. Converse com ele sobre o alimento novo, explique de onde veio, conte uma história, enfim, desperte a sua curiosidade. Ofereça o leite para a criança duas horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar). O cálcio (presente no leite) diminui a absorção do ferro contido nos alimentos, podendo levar a criança a ter anemia.
|
• | |
• |
Lembre-se de que, para melhorar a alimentação de seu filho, é preciso antes de mais nada melhorar os hábitos alimentares da sua casa. Avalie se os alimentos que fazem parte do cardápio familiar são realmente saudáveis.
|
O melhor momento para formar bons hábitos alimentares é na infância.
www.nutricio.com.br
Receitas de Bolos sem Glúten para Celíacos ou pra quem quer apenas emagrecer
MUFFINS Ingredientes: - ¼ xícara de açúcar mascavo - 2 colheres de sopa de margarina - 2 ovos - 1 colher de sopa de polvilho doce - 2 colheres de chá de fermento em pó - ½ colher de chá de sal - ¾ xícara de leite - 1 xícara de uvas passa pretas - 1 colher de chá de canela em pó Modo de preparo:
|
Receitas de Lanches salgados sem Glúten para Celíacos
PANQUECA
Ingredientes:
- 1 copo (requeijão) de amido de milho
- 1 copo (requeijão) de leite
- 1 ovo
- sal à gosto
- 1 copo (requeijão) de amido de milho
- 1 copo (requeijão) de leite
- 1 ovo
- sal à gosto
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de creme de arroz
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: Bater no liquidificador. A massa fica bem líquida. Dividir para duas pizzas. Forma untada e polvilhada. O recheio ou cobertura deve ser colocado por cima da massa mole.
NHOQUE DE FORNO
Ingredientes:
- 1 Kg. de batatas cozidas e amassadas
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 1 xícara(chá) de leite fervendo
- 1 colher (sopa ) de fermento em pó
- 4 colheres de creme de arroz
- 1 pires de queijo ralado
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 1 xícara(chá) de leite fervendo
- 1 colher (sopa ) de fermento em pó
- 4 colheres de creme de arroz
- 1 pires de queijo ralado
Modo de preparo: Misture tudo e amasse bem. Coloque a metade da massa em um piréx. Cubra com fatias de presunto e mussarela. Coloque a outra metade da massa. Leve ao forno por 30 minutos. Cubra com molho de tomate e polvilhe queijo ralado. Volte ao forno por mais alguns minutos.
ACHEI INTERESSANTE//INTOLERÂNCIA Á LACTOSE
Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.
É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).
A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.
Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.
Tipos
1) Deficiência congênita – por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase (forma rara, mas crônica);
2) Deficiência primária – diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e até o fim da vida (forma mais comum);
3) Deficiência secundária – a produção de lactase é afetada por doenças intestinais, como diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.
Sintomas
Os sintomas da intolerância à lactose se concentram no sistema digestório e melhoram com a interrupção do consumo de produtos lácteos. Eles costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados (queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc.) ou de alimentos que contêm leite em sua composição (sorvetes, cremes, mingaus, pudins, bolos, etc.). Os mais característicos são distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras, estes dois últimos provocados pela presença de fezes mais ácidas. Crianças pequenas e bebês portadores do distúrbio, em geral, perdem peso e crescem mais lentamente.
Diagnóstico
Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com três exames específicos: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.
O primeiro é oferecido pelo SUS gratuitamente. O paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, colhe amostras de sangue para medir os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos portadores do distúrbio.
O segundo considera o nível de hidrogênio eliminado na expiração depois de o paciente ter ingerido doses altas de lactose e o terceiro leva em conta a análise do nível de acidez no exame de fezes.
Tratamento
A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. No início, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Essa conduta terapêutica tem como objetivo manter a oferta de cálcio na alimentação, nutriente que, junto com a vitamina D, é indispensável para a formação de massa óssea saudável. Suplementos com lactase e leites modificados com baixo teor de lactose são úteis para manter o aporte de cálcio, quando a quantidade de leite ingerido for insuficiente.
Pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode levar vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.
Recomendações
Portadores de intolerância à lactose precisam saber que:
* na medida do possível, o leite não deve ser totalmente abolido da dieta;
* é importante ler não só os rótulos dos alimentos para saber qual é a composição do produto, mas também a bula dos remédios, porque vários deles incluem lactose em sua fórmula;
* leite de soja, de arroz, de aveia não contém lactose;
* leite de vaca não entra como ingrediente do pão francês e do pão-de-ló;
* verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também funcionam como fontes de cálcio;
* comer de tudo um pouco é a melhor forma de manter o suporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo.
ACHEI INTERESSANTE//O QUE É DOENÇA CELÍACA?
O que é Doença celíaca?
Sinônimos: intolerância a glúten
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
sintomas
Sintomas de Doença celíaca
Diarréia com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.
Diagnóstico de Doença celíaca
A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres.
tratamento e cuidados
Tratamento de Doença celíaca
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.
É obrigatório por lei federal (Lei nº 10.674, de 16/05/2003) que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca.
Assinar:
Postagens (Atom)